Carregando...

Cuiabá, 13 de Fevereiro de 2004

Senhores Pais,

Parceria com os Professores

Pais e escola aliados são fundamentais na educação. O sucesso depende do envolvimento de todos!

Construir um bom relacionamento com a professora (ou professor) é o primeiro passo para que a educação seja eficiente. Para começar bem, procure conhecê-la logo nos primeiros dias de aula. Conte a ela tudo que julgar necessário sobre seu filho e mostre-se disponível para conversar quando for preciso. No decorrer do ano, comunique qualquer acontecimento que possa vir a interferir no comportamento da criança. Viagem, mudança de casa, separação, morte ou doença na família são alguns dos exemplos que costumam abalar a vida dos pequenos. Sempre que possível, tente participar das reuniões na escola, comparecer às festas e envolver-se nos preparativos das atividades.

Currículo, método de ensino, dever de casa, dificuldades de aprendizagem. As queixas e críticas que normalmente surgem em relação à escola não são poucas. Quando o problema aparecer, cheque os fatos antes de tirar conclusões ou estabelecer culpados. Lembre-se de que em casa seu filho pode comportar-se de uma maneira e na escola de outra. A troca de informações entre você e a professora irá ajudá-las a traçar um plano de ação para a criança superar as dificuldades.

Para que dê tudo certo, planeje a reunião. Determinar o objetivo da conversa e redigir as perguntas são procedimentais que funcionam. Fale também com seu filho, deixando-o expressar os sentimentos sobre o assunto. Exponha o problema e peça a ele sugestões para resolvê-lo. Evite criticar a professora na frente das crianças. As muito pequenas costumam idealizá-la e acabam sofrendo, pois querem ser leais a ela. As mais velhas podem utilizar seus argumentos para alimentar comportamentos rebeldes e grosseiros.

O próximo passo é marcar o encontro informando qual será o tema. Se possível, pai e mãe devem participar. Muitas vezes, um está mais inflamado, e o outro pode colaborar de forma objetiva. Além disso, a presença de ambos demonstra que toda a família está envolvida.

Seja Positiva

Na reunião, procure manter uma atitude calma e positiva acolhendo sugestões e aproveitando para oferecer idéias.Tenha em mente que você e a professora possuem diferentes expectativas e percepções da criança. O mais importante é sair do encontro com uma estratégia definida para reduzir ou eliminar as dificuldades apontadas.

Quando chegar em casa, conte a seu filho o que foi acertado. Ele deve ser informado sobre as mudanças que talvez venham a ocorrer. Deixe claro que cada um - você, ele e a professora - vai precisar fazer a sua parte para modificar a realidade e vencer os obstáculos. Certamente o seu envolvimento irá ajudá-lo a compreender que estudar exige esforço, mas é essencial.

REVISTA CLAUDIA - EDUCAR BEM

A coordenação