LEITURA CRÍTICA - 4º ANO
Para trabalhar a leitura crítica com os alunos do 4º ano, uma competência tão importante no mundo atual, a professora Débora (disciplina de Português) levou para os alunos uma leitura prazerosa e inesperada: o livro "O diário do lobo - a verdadeira história dos três porquinhos!". Como sugere o título, o lobo narra os acontecimentos da história dos três porquinhos dando seu ponto de vista, argumentando que tudo não passou de um mal entendido e que sua fama de mau surgiu de interpretações equivocadas dos fatos.
Terminada a leitura, os alunos começaram a dialogar sobre a versão do lobo, de modo que alguns se posicionaram contra o mesmo, outros a favor. Diante desse quadro, a professora então decidiu realizar um julgamento, colocando os alunos que estavam "neutros" (não sabiam se acreditavam no lobo ou na versão oficial da história) como juízes. Separados os grupos, todos começaram a produzir: discutiram sobre os pontos de vista escolhidos e registraram os argumentos a favor ou contra o lobo.
Para finalizar, realizou-se o julgamento e, para a surpresa de alguns, o lobo foi absolvido!
Com uma aula dessas, os alunos aprendem de forma produtiva, divertida e, portanto, inesquecível.

Confira!