CIAMT - Colegio Ibero Americano

ENSINO FUNDAMENTAL I E II E MÉDIO

Consideramos nosso dever preparar nossos alunos para o mundo de hoje e de amanhã. Na sociedade atual, o volume de informações que nos chegam diariamente é assustador, e a tendência é aumentar. Por isso não é possível se pensar que a escola possa transmitir todos os conhecimentos necessários para a formação dos profissionais do futuro.
Nosso desafio é ainda maior. Temos que ensinar nossos jovens a serem criativos, sociáveis, responsáveis, versáteis e autônomos na construção dos seus próprios conhecimentos, tornando-os capazes de buscar, analisar e escolher as informações necessárias, no momento adequado, para alcançar o objetivo almejado. Além disso, nos preocupamos com a formação do ser humano de forma integral, o que ultrapassa, e muito, o aspecto cognitivo.
Assim, apresentamos nossa proposta educacional:
* Propiciar o desenvolvimento integral do aluno: físico, moral, emocional e intelectual, através da participação consciente e responsável, por si e por seus semelhantes;
* Desenvolver o sentido da cidadania;
* Possibilitar o domínio dos recursos naturais, científicos e tecnológicos, sensibilizando-os para a preservação do meio ambiente;
* Sensibilizar para a beleza das artes e para expansão cultural;
* Desenvolver iniciativa, criatividade, autoexpressão e liberdade de pensamento;
* Criar as condições necessárias para a construção do conhecimento. Para atingir esses objetivos o colégio adota uma linha pedagógica própria, utilizando-se das virtudes das teorias atuais mais avançadas, que melhor se adaptam à nossa realidade (PIAGET, WALLON, AUSUBEL, GARDNER, GOLEMAN, etc.). *A metodologia moderna e avançada do colégio segue o método Sociointeracionista (VYGOTSKY), que em essência valoriza a construção do conhecimento do aluno de forma interativa, considerando os aspectos histórico-culturais, de modo que professor e colegas têm papel importante na problematização e solução dos conteúdos apresentados. *
DISCIPLINA
*Com vistas a um *melhor aproveitamento, exigimos o cumprimento das normas do colégio, que se referem ao funcionamento geral, estabelecendo-as claramente aos alunos.
Cada turma ainda, estabelece um conjunto de normas para melhor convivência e aproveitamento da classe e, se necessário, definindo que medidas restritivas serão tomadas em caso de descumprimento.
AVALIAÇÃO
O nosso sistema de avaliação é feito levando-se em conta aspectos quantitativos e qualitativos, ou seja, o aluno é avaliado de forma contínua no desenvolvimento cognitivo, mas também em sua conduta, que envolve disciplina, assiduidade, pontualidade, participação e interesse, com média 7,0 (sete) para aprovação.
LÍNGUA ESTRANGEIRA
O Colégio Ibero Americano, por ser bilíngue, utiliza a língua inglesa como sua principal língua estrangeira trabalhando continuamente desde a Educação Infantil com a carga horária  progressiva, atingindo as 10 horas semanais no 4º ano do Ensino Fundamental, mantendo-se a carga horário no Fundamental II e Médio.
AULAS CURRICULARES
Nossas aulas são desenvolvidas de forma interdisciplinar para garantir uma visão integrada da realidade social e da criança, bem como da apropriação do conhecimento e da cultura. Assim, por meio da parceria entre os professores das diversas áreas e segmentos do colégio, nosso trabalho é elaborado a partir de temas que são explorados à luz do diálogo entre as várias áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Ecologia, Artes, Educação Física e demais áreas do conhecimento.
ENSINO FUNDAMENTAL I E II E MÉDIO
 Assim, apresentamos nossa proposta educacional:
* Desenvolver o sentido da cidadania;
* Sensibilizar para a beleza das artes e para expansão cultural;

DISCIPLINA
 Com vistas a um melhor aproveitamento, exigimos o cumprimento das normas do colégio, que se referem ao funcionamento geral, estabelecendo-as claramente aos alunos.

AVALIAÇÃO

LÍNGUA ESTRANGEIRA