A Educação Infantil constitui-se como espaço privilegiado no qual a criança, inserida em uma cultura, prossegue na sua caminhada para aprender a ser humano, relacionando-se com novos ambientes e preparando-se para se fazer cidadã. Desta forma, a Educação Infantil não pode mais ser vista como um espaço de recreação somente ou de passatempo; nem como um simples espaço para o desenvolvimento de habilidades motoras e estruturas cognitivas; nem, tampouco, como um espaço preparatório para as etapas escolares futuras. Ela é, antes de tudo, um espaço em que se consolida a formação do ser humano de forma integral, do cidadão. Através do relacionamento com os colegas e com os adultos, a criança inicia a aprendizagem e o conhecimento do mundo no qual está inserida. O adulto passa a desempenhar uma função mediadora entre as crianças e a cultura, garantindo o desenvolvimento infantil e o conhecimento social. Neste sentido a escola tem que ter uma visão globalizada do desenvolvimento da criança e do conhecimento social e historicamente produzido.

Este importante processo de socialização da criança será alcançado na medida em que ela vivencie experiências positivas como: fazer novas amizades, formar grupos, trabalhar em equipe, reconhecer as diferenças e habilidades individuais, aceitar e interagir com os colegas. Na interação, descobre-se e desenvolve-se o sentimento de segurança, de autoestima, de autoconfiança. Pelas artes, pelas brincadeiras, pelo jogo, pela música, pelos variados confrontos infantis, aperfeiçoa-se a sensibilidade e vai se construindo a própria identidade.

A atenção com a higiene pessoal, a organização e os cuidados com seus materiais e com os do grupo, o planejamento da vida cotidiana, o contato com o ambiente natural (animais e plantas), aprender a respeitar e preservar este ambiente, a esperar a sua vez, a ouvir o outro, a conversar, a cooperar com o professor e com os colegas. São propostas educacionais, aparentemente simples, mas que incorporam valores e atitudes que constituem a base da cidadania consciente.

OBJETIVOS * Proporcionar a socialização da criança de forma prazerosa; * Desenvolver o sentido de cidadania; * Propiciar o desenvolvimento integral da criança: físico, moral e intelectual; * Criar as condições necessárias para a construção do conhecimento; * Desenvolver habilidades e competências nas mais variadas áreas do conhecimento humano: linguístico, lógico-matemático, científico, artístico, motor, social, emocional, etc.; * Estimular a iniciativa, a criatividade, a auto expressão e a liberdade de pensamento.

MÉTODO Para atingir esses objetivos o colégio adota uma linha pedagógica própria, utilizando-se das teorias atuais mais avançadas (PIAGET, WALLON, AUSUBEL, GARDNER, GOLEMAN, etc.). A pedagogia sócio interacionista (VIGOTSKI) tem posição de destaque por valorizar a construção do conhecimento de forma interativa, onde professor e colegas têm papel importante na problematização e solução dos conteúdos apresentados.

AVALIAÇÃO O nosso sistema de avaliação é feito levando-se em conta aspectos quantitativos (produtividade) e qualitativos, ou seja, a criança é avaliada de forma contínua no seu desenvolvimento cognitivo, mas também em sua conduta e atitudes. Esta avaliação é apresentada aos pais na forma de conceitos numa ficha de avaliação, bimestralmente, mas também pode ser apresentada sempre que for solicitada

AULAS CURRICULARES Nossas aulas são desenvolvidas de forma interdisciplinar para garantir uma visão integrada da realidade social e a da criança, e a apropriação do conhecimento e da cultura. Assim o trabalho é elaborado a partir de temas que são explorados à luz das várias áreas do conhecimento: língua portuguesa, matemática, estudos sociais, ciências, ecologia, artes, educação física, etc.

HORÁRIO DAS AULAS:
MATERNAL I E II, INFANTIL I * Período Integral - diariamente de 8:00h às 17h:45. * Meio período - diariamente de 13h30 às 17h45.
INFANTIL II * Semi integral - Terça e Quinta feira de 8h:00 às 11h:00 e diariamente 13h:30 às 17h:45. * Período Integral - diariamente de 8:00h às 17h:45. Para maiores esclarecimentos procure a coordenação do colégio. Fones: 3322-0011 ou 3023 4011